Mulheres na História - Parte 1
Algumas das mulheres que fizeram a diferença na história dos "homens"


1)Helena de Tróia(Grécia - lendária)

Figura mitológica de beleza e graça incontestável, teria sido o motivo pelo qual os gregos batalharam os troianos na famosa guerra, ganha especialmente por um cavalo de madeira.




2) Nefertiti(Egito - 1380 AC a 1345 AC)

Rainha egípcia, junto com seu marido, o faraó Akhenaton, alterou as crenças religiosas de seu povo para o monoteísmo e levou-os a louvar o sol ao invés da lua.




3) Hipácia de Alexandria (Grécia - de 370 a 415)

Matemática e filósofa, adepta às filosofias de Platão, foi perseguida pelos reis cristãos por proclamar que o universo é regido por normas matemáticas.




4)Cleópatra(Egito - 70 AC a 30 AC)

Um dos nomes femininos mais conhecidos de todos os tempos, governou o Egito e levou os romanos Julio César e Marco Antônio à loucura e a uma rivalidade sem tamanho.




5) Boadicéia (Inglaterra - cerca de 66 AC)

Rainha celta que liderou tribos em um levante contra as forças romanas que ocupavam a Grã-Bretanha. Era "alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa", segundo o historiador clássico Dião Cássio.




6)Khadijah bint Khuwaylid (Oriente Médio - de 555 a 619)

Esposa do profeta Maomé, foi também a primeira pessoa a se converter ao islamismo. Apesar das leis vigentes na época permitirem o poligamismo, Maomé manteve-a como sua única esposa por 24 anos.




7)Catarina de Siena (Itália - de 1347 a 1380)

A Santa Catarina, apesar de analfabeta, ditou várias cartas e obras, em especial Diálogo sobre a Divina Providência, considerado pelos eclesiásticos como um dos maiores testemunhos do misticismo cristão e das idéias teológicas e espirituais.




8) Joana d’Arc (França - de 1412 a 1431)

Santa padroeira da França, inspirada, segundo a lenda, por forças espirituais, foi a grande heroína da Guerra dos 100 anos e acabou queimada viva com apenas 19 anos de idade.




9)Isabel, a Católica (Espanha - 1474 a 1504)

A rainha Isabel foi uma das figuras mais notáveis da história europeia, tendo assumido com grande à-vontade, diferentes papeis durante o seu reinado. Em relação ao marido, Fernando de Aragão, comportou-se de forma apaixonada, tolerando as suas infidelidades, mas nunca lhe permitindo que esquecesse quem realmente detinha o poder supremo.




10)Elisabeth I (Inglaterra - de 1533 a 1603)

A precursora do grande Império Britânico, patrocinadora das artes e da cultura (ela que descobriu William Shakespeare), é ainda figura controversa entre os historiadores, que se dividem ao considerá-la uma grande rainha.

0 Responses

Postar um comentário