Civilização Egípcia - 6º ano 2011
AULA DE HISTÓRIA - EGITO

No Egito, a sociedade se dividia em algumas camadas, cada uma com suas funções bem definidas. Na sociedade egípcia, a mulher tinha grande prestígio e autoridade. A sociedade egípcia encontrava-se dividida em sete camadas:
• Faraó
• Sacerdotes
• Militares
• Escribas
• Comerciantes
• Camponeses
• Escravos


Religião e Mitologia

Os egípcios foram um povo de profundas crenças religiosas. Isto teve importância na formação de sua civilização e organização social. Adotaram o politeísmo (crença em vários deuses). Desde os tempos mais antigos, os egípcios adoravam numerosos e estranhos deuses. Os primeiros foram animais e cada pessoa tinha o seu animal-deus que a protegia. Adoravam gatos, bois, serpentes, crocodilos, touros, chacais, gazelas, escaravelhos, etc. Dentre os animais adorados, o mais famoso foi o boi Ápis que, quando morria, provocava luto em todo o Egito e os sacerdotes procuravam nos campos um substituto fisicamente igual a este deus bovino. Acreditavam que um deus poderia se encarnar em um animal vivo.
Os egípcios acreditavam na vida após a morte, por isso prestavam culto aos mortos (cerimônias fúnebres). Cada localidade tinha seus próprios deuses, com diferentes aspectos, sendo alguns parte homem e parte animal (geralmente corpo de homem e cabeça de animal – antropomorfismo).
Principais Deuses:
Rá: o deus Sol, que unido ao deus Amon (Amon-Rá) é a principal divindade do Egito.
Nut: Mãe de Rá (o Sol), ela o engole à noite e o faz renascer a cada manhã.
Ísis: deusa da vegetação, das águas (das enchentes do Nilo) e das sementes. As chuvas seriam as lágrimas de Ísis procurando seu marido. Osíris, que também é o Nilo.
Sekhemkhet: deusa com corpo de mulher e cabeça de leão. Deusa das guerras que, com sua força, foi encarregada de destruir os inimigos de Rá.
Anúbis: deus chacal, guardião dos túmulos, deus da ressurreição, mediador entre o céu e a Terra.

Cerimônias fúnebres

As múmias:
Os egípicios acreditavam que o ser humano era formado por Ká (o corpo) e por Rá (a alma). Para eles, no momento da morte, a alma (Rá) deixava o corpo (Ká), mas ela podia continuar a viver no reino de Osíris ou de Amon-Rá. Isso seria possível somente se fosse conservado o corpo que devia sustentá-la, Daí vinha a importância de embalsamar ou mumificar o corpo para impedir que o mesmo se descompusesse. Para assegurar a sobrevivência da alma, caso a múmia fosse destruída, colocava-se no túmulo estatuetas do morto.


AULAS TEMÁTICAS

Percebam a criatividade e o envolvimento na confecção das roupas!! Esses alunos realmente deram um show!!
Parabéns 6º ANOS DA ECSA!!


Obrigado pela parceria... Professora Marta Sanábria
Olha a criatividade com os palitos de picolé!
Olha esse deus de tênis!!!
Olha a maquiagem! Que chic! rs

Cléopatra
Rainha Nefertiti
Olhe o mapa do Egito na camiseta!!
Teatro com o 6º B vespertino - 2011
6º A matutino - 2011 com a professora Rosemary Paredes
6ºA Vespertino - 2011
1 Response
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário